quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Desfralde: como começar se seu filho não dá sinais de que está pronto?

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês?

Hoje venho tratar de um assunto um tanto delicado e que gera muita apreensão entre mamães e papais: o desfralde!

Fonte: google.

Como em todos os posts do blog, vou relatar aqui a nossa experiência e, quem sabe, ajudar quem se encontra em situação semelhante a nossa! Vamos lá?

Normalmente, as crianças começam a ficar prontas para o desfralde a partir dos 2 anos de idade, quando passam a ter controle esfincteriano (capacidade de segurar as necessidades fisiológicas).

Os pais aprendem que, para iniciar o desfralde, devem esperar que o(a) filho(a) demonstre sinais de que está pronto (a), como, por exemplo:
  • avisar que a fralda está suja ou, ao menos, se incomodar em estar com a fralda suja;
  • sinalizar ou avisar que vai fazer xixi ou cocô;
  • falar ou demonstrar que quer ficar sem fralda (para mais sinais de desfraldamento clique aqui).
E quando seu filho completa 3 anos e nenhum sinal de que está pronto para o desfralde aparece, o que fazer?

Bom... esse é o nosso caso!

João Guilherme completou 3 anos no último dia 13/11/2015 e não há qualquer sinal de largar a fralda, a não ser a idade avançada - risos.

Ele não avisa e nem sinaliza que vai fazer ou que fez xixi ou cocô. Não se incomoda que está com a fralda suja e se, sabendo que ele está sujo, perguntamos se fez cocô ele reponde que não!

A nossa única esperança é que, como TODOS os amiguinhos da escola já desfraldaram, inclusive os mais novos, quando a professora os leva ao banheiro o João quer ir junto e, as vezes, faz xixi no vaso! Então, nos apeguemos a isso!

Semana passada, a professora me chamou para conversar para saber se estávamos dispostos a iniciar o desfralde e dissemos que sim!

Assim, ficou combinado que, durante toda essa semana, iríamos conversar com ele sobre a retirada da fralda, sobre usar cuequinhas com os personagens preferidos igual aos amiguinhos da escola e sobre usar o banheiro como o papai e a mamãe.

Além de toda a conversa, em casa e na escola, dei pra ele esses três livros sobre o desfralde e já os li pra ele (depois falo mais deles pra você).



Ontem a noite, fomos no shopping com ele e compramos as cuequinhas dos personagens que ele escolheu.



Ele já havia ganho o troninho, mas, como ele tem usado o vaso sanitário na escola, resolvemos comprar um acento redutor e deixar as duas opções para ele. Assim, observaremos sua preferência e a manteremos de forma a facilitar essa etapa.



Então é isso! sábado, 05/12, João vai amanhecer sem fralda! Espero que a maturidade dele e o exemplo dos amiguinhos transforme esse grande e tenso passo em uma transição tranquila e natural, quando meu pequeno deixará oficialmente de ser bebê e passará a ser uma criança sem fraldas!

Espero, também, que papai e mamãe tenham bastante paciência e disposição porque acidentes vão acontecer e precisamos encará-los com naturalidade e agir com serenidade, conversando e explicando todas as vezes como deve ser!

Desejem-nos sorte!

Xêru grande!

Carol


2 comentários:

  1. Boa sorte loritas!! Tudo no seu tempo, João já já ta sem fraldas!!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte loritas!! Tudo no seu tempo, João já já ta sem fraldas!!

    ResponderExcluir