quarta-feira, 15 de abril de 2015

Rotina do João Guilherme

Olá, gente querida! Tudo bom com vocês?

Recebo muitas perguntas no instagram sobre a rotina do João Guilherme e hoje resolvi compartilhar com vocês.

Criança precisa de rotina! Elas se sentem mais seguras, mais confiantes! Fora que nossa vida fica muito mais fácil com uma rotina pré-estabelecida!

Quero deixar claro que não fui eu quem implementou rotina no João. Eu apenas observei os hábitos dele e moldei. A partir disso, tentamos ao máximo não mexer na rotina dele. Isso influenciou, diretamente, na escolha da escolinha do João aqui em Porto Alegre, mas isso é assunto para um próximo post, ok?

Saliento, também, que ao estipular horários não quero dizer que quando o relógio marque tal hora a gente corra pra cumprir. Significa, apenas, uma média, proximidade do horário. A única coisa que é respeitada religiosamente é a duração do soninho da tarde. Não permito passar de 2 horas porque altera todo o restante da rotina. Então quando passa de 2 horas do horário que ele dormiu e ele não acorda, vou lá, abro as cortinas, aumento os barulhos da casa, cutuco... até ele acordar!

Rotina do João Guilherme:

6:30/7:00 - Mamadeira dormindo - ainda oferecemos mamadeira com ele dormindo porque se acordar, ele não toma. E como ele está com peso abaixo da curva dele, preferimos assim manter com autorização e aval da pediatra e da gastropediatra.

8:30/9:00 - Acorda (fica de preguiça, normalmente assistindo TV).

9:00/9:30 - Café da manhã (ou lanche da manhã já que ele já tomou a mamadeira).

10:00 as 11:00 - Passeio/banho de sol (saio com ele para dar uma volta de carrinho pelo quarteirão, no campo de uma igreja aqui em frente de casa, na praça...).

11:00 as 12:30 - Brinca em casa com os próprios brinquedos (sento pra brincar junto sempre que posso, pois é nesse horário que preparo nosso almoço).

12:30 - Almoço.

13:00 - Banho e escovar os dentes. Veste um pijama.

13:15 as 13:45 - Assiste desenhos na TV.

13:45 - Mamadeira - só dou quando ele pede. E tem pedido cada vez menos, então já já sairá desse cronograma...

14:00 as 16:00 - Soninho da tarde.

16:00 as 16:30 - fica de preguiça, vendo TV, enquanto eu preparo o lanche dele.

16:30 - Lanche da tarde.

16:45 - Escovar os dentes e trocar a roupa.

17:00 as 19:30 - Hora de brincar (em casa, no play do prédio, na pracinha etc).

19:30 - Jantar.

20:00 - Escovar os dentes, banho e pijama.

20:30 as 21:00 - Assiste desenhos na TV (normalmente Peppa que passa na Discovery Kids nesse horário) já com a luz do quarto/sala apagada.

21:00 - Mamadeira, escova os dentinhos, colocamos ele na cama, damos boa noite e desligamos a luz.


Essa é a rotina do meu João Guilherme desde quando ele tinha 1 ano e 3 meses, mais ou menos. De lá pra cá pouca coisa mudou.

Observo, sempre, que qualquer alteração nesse cronograma gera uma reação em cadeia que desemboca na dificuldade de dormir a noite. Por isso, papai e eu tentamos ao máximo seguir os horários dele, inclusive nos fins de semana. Nossa saídas sempre se baseiam em antes ou depois do soninho da tarde, que é o marco principal dessa rotina. Não pode ser suprimido de forma alguma, pois ele sente muita necessidade desse repouso vespertino, hora em que ele repõe as energias!

E por aí? As crianças tem rotina?

Xêru grande

Carol

2 comentários:

  1. Flor!! Qual o horário da escolinha dele? Uma coisa que vc citou que eu acho certissimo é observar o reloginho interno da criança!! Logico se algo não bater com a rotina familiar esse pode ser alterado, mas. A criança mostra muito no dia a dia como é essa rotina dela, tem crianças alertas de manha outras que são mais a tarde. A rotina aqui foi desde uns 4 meses que se firmou!! Hoje aos 2,anos o sono da manha anda atrapalhado, tem dia que só rola a tarde, outros dias rola noa dois períodos. Eu não tive problema em alterar a rotina por causa de algum evento e o Gabriel não dormir a tarde, o que reflete nele é a chatisse que dura ate o dia seguinte!!! Amo rotina!! E com dois é essencial!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo!! Na ultima parte!! Dormir a noite!! Não atrapalha o dormir a noite dele mesmo que saia da rotina!!! Bate o horário dele ele dorme!!

    ResponderExcluir