domingo, 5 de julho de 2015

Como fazer cuscuz

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês?

Toda vez que faço cuscuz e posto foto no Instagram recebo um monte de questionamentos quanto ao modo de preparo. Como faço pra não ficar seco, não ficar duro, não esfarelar etc.




Diante de tantas dúvidas, resolvi fazer um passo a passo para que todos possam apreciar essa delícia da culinária nordestina!

Espero que gostem!

INGREDIENTES:

*farinha de milho tipo flocão;
*sal a gosto;
*quanto baste de água.

Primeiro, para fazer um bom cuscuz, você vai precisar de farinha de milho tipo flocão

No Nordeste, há muitas opções de marcas. Lá em Fortaleza gostamos muito do flocão da marca Santa Clara. Aqui em Porto Alegre achei esse da Yoki e somente nos Supermercados Bourbon. É bem gostoso também.




Como podem ver, o flocão de milho parece um "farelo" e é bem seco. Então, para fazer o cuscuz, você vai precisar hidratá-lo.

Coloque a quantidade de flocão necessária para fazer o seu cuscuz (uma porção individual como o da primeira foto do post levou umas 4 mãos cheias de flocão), adicione sal a gosto (aqui em casa não coloco sal porque os acompanhamentos já tem sal e nós já nos acostumamos) e vá adicionando água aos poucos. Eu costumo ir pingando a água com a própria mão e mexendo até dar o ponto.




Vá pingando água e mexendo até formar uma massa uniforme. Sabemos que o cuscuz está pronto quando apertamos na mão e a massa não quebra.

Aqui, não está no ponto.

Quando a massa do cuscuz está pronta, além de não quebrar quando apertamos na mão, sentimos, também, escorrer um pouquinho de água quando esprememos.

Aqui está no ponto.

Massa pronta, acomode-a na travessa como na foto acima e deixe descansar por uns 10 minutos. Enquanto isso, encha a cuscuzeira de água e coloque no fogo para ferver.



Passado os 10 minutos, coloque o cuscuz na cuscuzeira com a ajuda de uma colher. Apenas acomode a massa na cuscuzeira, não comprima a massa! Se amassar ou espremer a massa na cuscuzeira, o cuscuz vai ficar duro.



Caso queira fazer cuscuz recheado, faça um buraco no meio e adicione o recheio. Na foto abaixo, recheei com mussarela, mas você pode fazer com queijo coalho, carne moída, carne seca etc.



Agora é só completar com massa, sem espremer, tampar e levar ao fogo.



Quando começar a sair fumaça do cuscuz, conte 5 minutos e seu cuscuz estará pronto! Você pode comê-lo puro, com leite morno, com carne assada, como cozidos em geral. Eu particularmente amo cuscuz com galinha cozida. É, sem dúvidas, um dos meus pratos preferidos!

Já no café da manhã, gosto de cuscuz com leite e ovo! Hummmm...

Aqui o cuscuz recheado com queijo mussarela pronto:

Fica uma delícia!


Outra coisa que gerou muitas perguntas foi minha cuscuzeirinha. Bom, no Nordeste ela é muito comum e muito fácil de encontrar. O bom dela é que fazemos porções individuais de cuscuz. Aqui em casa, meu marido carioca não gosta de cuscuz, então faço apenas um e divido com o João Guilherme que ama!

Mas seguindo essas mesmas orientações, vocês pode fazer o cuscuz na cuscuzeira normal. Caso sobre, você pode fazer uma farofa para o almoço, por exemplo.

Espero que tenham gostado das dicas! E se fizerem, não deixem de me contar!

Xêru grande

Carol



8 comentários:

  1. Obrigada! Vou tentar fazer novamente, dessa vez com sua receita, e depois te falo o resultado. ��

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de dizereceber que fiz o passo a passo e simplesmente AMEI a receita é as dicas! Nunca havia feito um cuscuz, mas essa receita foi uma mão na roda! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho uma dúvida, não sei porque meu cuzcuz está ficando seco no meio, se estou cozinhando demais ou de menos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!Parabéns Amiga!
    Tudo de Bom.

    ResponderExcluir
  5. Olá, me ensinaram a deixar hidratando da noite para o dia... Cresce bastante e fica ótimo. Usei água na medida 2 partes de farinha de milho flocada para 1 parte de água... muito bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Amo cuzcuz com sua dica Carol agora sim não paro rsrsrs bjus de luz #gratidão e sobre a cuzcuzeira achei lindinha ela 😗

    ResponderExcluir
  7. Ainda se encontra essa farinha em Porto Alegre? Sou de Aracaju Sergipe e estou morando aqui. Saudades imensas do cuscuz...

    ResponderExcluir