segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Por que é tão difícil lidar com a morte?

Olá, gente querida? Tudo bem com vocês?

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que na sexta, dia 30/10/2015, minha vozinha de 99 anos foi para o céu! E hoje, por ser dia de finados, me fez refletir porque é tão difícil lidar com a morte...

Fonte: Google.

O jargão popular diz que "a morte é a única certeza da vida"! Então por que nunca estamos preparados pra ela? Por que, muitas vezes, esse tema chega a ser uma espécie de "tabu"?

Acredito eu que ninguém quer admitir a possibilidade de perder um ente querido! Quem, em sã consciência, para pra pensar que seus pais, seus irmãos e até seus filhos não são eternos?

Eu passei por algumas perdas na minha vida, mas nada foi tão avassalador quanto a perda do meu irmão, aos 25 anos de idade, 7 anos e meio atrás! Nossa! Que furacão! Achei que nunca fôssemos superar!

Experimentei vários estágios, todos tentando fugir do luto! A primeira vista (quando recebi a notícia), agi com uma praticidade sem tamanho, analisando a situação pela ótica da filha mais velha que teria que suportar seus pais e seu irmão caçula (éramos 3 filhos), além de parentes e amigos que apareceram para serem consolados por mim. Nesse tempo, que durou uns 6 meses, reprimi todo e qualquer sentimento, agindo como se fosse algo natural (leia-se: acontece com todo mundo) e fingia estar tudo bem...

Passado o tempo, comecei a questionar, surgiram várias dúvidas, vários "e se...". Fiquei petrificada num passado que não mais existia... Ficamos procurando razões, buscamos imprimir lógica a algo que não tem explicação!

A morte é um mistério! E talvez por isso tenhamos tanto medo dela! O desconhecido nos faz pequenos, incapazes de prever reações ou de criar expectativas!

Infelizmente, esses meus estágios de fuga do luto (ser prática, reprimir sentimentos, questionar e buscar explicações para o inexplicável) fizeram com que eu não vivesse o luto e, após dois anos da partida do meu irmão, entrasse em depressão...

Não há como experimentar uma dor como essa e não vivenciá-la! Não adianta fugir, não adianta fingir que está tudo bem, pois é natural que não esteja!

Então, o que posso dizer é: viva o luto! A dor está aí para ser sentida, nunca reprimida! Grite, chore, corra! Coloque pra fora toda sua dor! E acredite, um dia, quando você menos esperar, essa dor começará a diminuir, a desaparecer, a se transformar em saudade...

Acredite! Um dia você vai voltar a sorrir! Um dia você vai mencioná-lo sem chorar! Você vai se surpreender com sua capacidade de seguir em frente e de compreender que eles não morreram, apenas partiram antes da gente!

Apego-me, fielmente, à máxima do Eclesiastes: "A felicidade não é deste mundo!".



Fonte: Google.

Fonte: Google.

Fonte: Google.

Fonte: Google.

É isso... Não é fácil... Mas, por mais incrível que pareça, nossa cruz é do tamanho exato da nossa força! E é impressionante quão forte somos! Termino com esse grandioso ensinamento de Chico Xavier.

Fonte: Google.


Fiquem com Deus!

Xêru grande!

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário