quarta-feira, 18 de março de 2015

Receita - Sopa de Feijão

Olá gente querida!

Ontem postei no Instagram a sopinha de feijão que fiz pro João Guilherme. Apesar de ser uma receita simples e fácil de fazer, resolvi compartilhar com vocês pois sei que muitas mamães (e papais também) não tem muita intimidade com a cozinha e ficam meio perdidos na hora de preparar o papá das nossas jóias raras!

Por isso, fiz um "vide bula" bem explicativo de como fiz a sopa com o que tinha na geladeira de sobras do almoço. Vou dar também opções de trocas para que você possa adaptar a receita e fazer com o que tem em casa! Espero que gostem tanto quanto o meu João gosta! Eu também amo sopa de feijão, mas ontem não sobrou nada pra mim... rsrsrs

Ingredientes: feijão, macarrão, carne moída
(sobras do almoço), alho e cebola.
Peguei os ingredientes acima e fiz da seguinte forma: refoguei num fio de óleo meia cebola pequena picada e dois dentes de alho amassados. Depois acrescentei duas conchas dessa da foto de feijão (concha média). Deixei refogar bem. Você pode acrescentar cheiro verde e outros temperos de sua escolha. Usei os que tinha à mão. Vejam que fica com pouco caldo:

Feijão já pronto refogado.
Depois de refogar bem para pegar o gosto do tempero, desligue o fogo para bater o feijão. Você pode bater no liquidificador ou no mixer, como eu fiz:

Bato no mixer na própria panela.
Bater no mixer na própria panela é um adianto. Mas se você ou seu filhote não gosta de eventuais gruminhos que escapam ao mixer, bata no liquidificador e coe (mas deixe pra fazer isso após a próxima fase).

Depois de bater bem no mixer, acrescentei uma xícara de meia de água. A quantidade de água vai depender de como você gosta da textura da sopa: mais grossa ou mais rala. Se gosta mais rala, acrescente mais água, se gosta mais grossa, menos água.

Para duas conchas médias de feijão com pouco caldo
acrescentei 1 xícara e meia de água.
Acrescentada a água, deixe apurar. Lembre-se que quando a sopa esfria fica mais grossa, então não a deixe muito grossa no momento do preparo, a não ser que você queira fazer tutu... rsrsrs

***Se você vai bater no liquidificador, a hora é agora. Bata tudo, coe ou não e devolva pra panela.

Quando a sopa alcançou a textura que eu queria, baixei o fogo, acrescentei o 2 punhados desse da foto de macarrão e 2 colheres de sopa de carne moída. A quantidade fica a seu gosto. Como João come carne demais durante as refeições, eu coloco pouca...


Você pode acrescentar os ingredientes que quiser: sobras de picadinhos ou outras carnes cozidas, assados desfiados, frango desfiado, linguiça, restos de arroz, sobras da salada cozida ou legumes no vapor, queijo ralado ou coalho em cubos (queijo coalho no feijão é uma delícia, iguaria bem nordestina, fica a dica), ovo cozido... O céu é o limite! Ou pode fazer a sopa de feijão pura e simples e comê-la com pãozinho ou torradas!

Como já estava tudo pronto, só aguardei o tempo de ferver.

Pratinho do João. Rapou dois desse e mamãe ficou muito feliz!

Na hora de servir, pode acrescentar azeite, queijo ralado (aqui evitamos por causa do João, mas fica uma delícia), pimenta calabresa ou molho de pimenta.

E vocês devem estar se perguntando onde o príncipe estava enquanto mamãe preparava o papá dele, né? Bem... Mamãe que fica sozinha com o filhote tem que se virar nos 30! E o apartamento da minha mãe é muito grande pra deixá-lo sozinho na sala enquanto fico na cozinha (não dá pra confiar). Daí recorri à dupla dinâmica: cadeira de refeição + desenho preferido no youtube (Thomas & Friends)... rsrsrs Aqui deu certo!

Sorriu quando viu que eu ia fotografar mas não tirou o olho da tela! rsrsrs

Bom gente, é isso! Receita simples, rápida, fácil de fazer! Com vide bula bem explicadinho... Fica a dica de jantar pro pimpolho ou pra toda a família (nós aqui adoramos sopa de feijão).

E se você mora num lugar quente (como eu) é só não comer pelando. O do João coloquei no freezer até ficar na temperatura boa pra ele... Mãe se sai com cada uma... kkkkkkkkk

Espero que tenham gostado!

Xêru grande!

Carol

2 comentários: