sexta-feira, 17 de abril de 2015

Transição do berço para a cama - nossa experiência

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês?

Dando continuidade ao post anterior, onde expliquei porque tardamos tanto em fazer a transição do João Guilherme do berço para a cama (se não viu, clique aqui), hoje vou contar pra vocês como fizemos. Espero, com isso, ajudar e inspirar outros papais e mamães!

Gostaria de lembrar que cada criança tem seu tempo, cada família tem seu ritmo, então o que abordo aqui não é quando fazer. Vou apenas compartilhar como fizemos pois deu muito certo!

Escolhemos a sexta-feira, 10/04/2015, para a transição, uma vez que teríamos sábado e domingo inteirinhos para descansar caso alguma dificuldade se apresentasse no caminho...

A partir da quarta-feira anterior (08/04), comecei a falar com ele sobre a mudança. Tipo: "João vai dormir na caminha dele..."; "berço é para bebê e João já é grande..." etc.

Na quinta (09/04), fomos ao shopping comprar roupa de cama para ele. Como ainda não tínhamos, aproveitamos para incluí-lo nessa etapa!

Escolhemos um jogo de cama do Hot Wheels e outro do Carros, temas que ele ama e o preço estava razoável. Ele apaixonou no do Hot Wheels então resolvi usá-lo primeiro.

João me ajudou a colocar na máquina de lavar, me viu tirando pra secar, depois passando ferro...

Na noite de quinta, antes de dormir, expliquei que aquela seria a última noite dele no bercinho no quarto da mamãe e do papai e que amanhã ele iria dormir na caminha dele, no quarto dele. Claro que rolaram vários comentários do tipo "caminha do João não...", "Hot Wheels não...", mas não demos bola e seguimos em frente.

Na noite seguinte, enquanto papai dava banho e arrumava ele para dormir, eu "transformei" o quarto: puxei a bicama, coloquei o enxoval do Hot Wheels, a grade, a luminária de tomada e já deixei tudo pronto esperando por ele!

Quarto do João durante o dia.
Quarto do João pronto para ele dormir.


Com tudo arrumado e com as luzes acesas, levei ele no quarto para mostrá-lo onde ele ia dormir. Deixei ele brincar um pouco e explorar o novo ambiente, criando, assim, familiaridade com seu novo cantinho de dormir.

João explorando a cama nova e chamando os amigos pra deitar! rsrsrs

Depois apaguei a luz, acendi a luminária (aquelas de tomada, bem fraquinha, só pra ele se orientar), deitei ele na bicama com todos os seus acessórios de dormir (chupeta, paninho e George Pig***) e deitei na cama ao lado dele. Conversamos um pouco, dei boa noite e fiquei ali segurando a mãozinha dele.

Enquanto isso, as luzes e sons da casa estavam todos desligados sinalizando que era hora de dormir. Não queríamos que estímulos externos desviassem sua atenção e o fizessem levantar da cama.

Dali a pouco precisei levantar pra beber água. Então, avisei o que ia fazer e que voltava logo. Qual não foi minha surpresa quando recebi como resposta um "boa noite, mamãe! Até amanhã!".

Com essa deixa, dei boa noite, encostei a porta do quarto e fim! Ele dormiu sozinho, a noite inteira, no quarto dele!

Primeira noite do João na caminha.

Sei que narrado assim parece fácil, afinal, a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa. Mas acredito que envolvê-lo em todos os preparativos para a mudança fez toda a diferença, ajudando-o a aceitá-la sem maiores percalços.

Hoje, 1 semana após a primeira noite, João Guilherme continua dormindo a noite toda na própria cama. Só o soninho da tarde que tenho permitido ser na minha cama...

***DICA: João não tinha um brinquedo que dormia com ele. Sempre foi só a chupeta e o paninho. Já pensando nessa transição do berço para a cama e na futura retirada da chupeta, resolvemos colocar o George pra dormir com ele assim que chegamos em Porto Alegre. Rapidamente ele se afeiçoou a boneco e virou o amiguinho de dormir. Então, se seu filho  ainda não tem um amiguinho de dormir, apresente-o a um. Ajuda bastante! ***


Então gente! Essa foi a nossa experiência aqui em casa! Espero que tenham gostado! Compartilhem com os amigos que estão passando ou vão passar por essa fase. Ver como outras pessoas encararam essa mudança ajuda a inspirar e a adaptar novas ideias a sua própria mudança!

Xêru grande!

Carol

2 comentários:

  1. Que legal!! Realmente lendo parece mais fácil, mas sei bem como deve ter sido!! Ótima ideia do amigo companheiro!! Vou aderir quando precisar!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal!! Realmente lendo parece mais fácil, mas sei bem como deve ter sido!! Ótima ideia do amigo companheiro!! Vou aderir quando precisar!! Beijos!!

    ResponderExcluir