terça-feira, 25 de agosto de 2015

Viajando de avião sozinha com filho pequeno - Bagagem de Mão

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês!

Dando continuidade aos post sobre viajar de avião sozinha com filho pequeno (para ver o primeiro post clique aqui), vou falar hoje um pouquinho sobre bagagem de mão!

Como carregamos coisas quando saímos de casa com filhos, não é mesmo? Imaginem então quando essa saída inclui ficar relativamente isolada de supermercados, farmácias e lojas onde podemos conseguir o que precisamos em uma emergência...

Mas, viajando sozinha, temos que ter muito cuidado com a escolha do tipo de bagagem de mão e com o seu tamanho. Temos que lembrar que viajamos com uma criança, que pode querer colo a qualquer momento, especialmente quando estamos com mãos e braços ocupados e desembarcamos na plataforma mais distante, ou, pior, quando o embarque/desembarque é remoto!


Bolsa modelo New Baby Bag da Kipling.

A bolsa do bebê é ótima porque temos espaço pra tudo, vários bolsos que deixam tudo organizado e à mão. No início, eu viajava com a bolsa do João, que é essa da foto, mais uma malinha de bordo. Hoje não faço mais isso e vou explicar porque.

Imagem: Google.

A mala de mão, ou mala de bordo como muitos chamam, é ótima para levarmos alguns itens que precisamos ter a mão durante o vôo e livramos nossos ombro, braços e costas de peso desnecessário que iria na nossa bolsa pessoal.

Entretanto, quando viajamos com uma criança pequena/ bebê, se levarmos uma mala de bordo (além da bolsa dele) só teremos uma mão/ braço livre para carregá-lo caso ele queira colo no deslocamento aeronave - sala de embarque/ desembarque. Se, no meio do caminho, estiver um embarque/ desembarque remoto então, só piora. Pra quem não sabe, no embarque/desembarque remoto, você vai ter que subir ou descer a escada do avião com a mala na mão, a bolsa no ombro, o bebê no outro braço e ainda pegar um ônibus no trajeto aeroporto - aeronave.

Lendo, parece bobagem. O que é uma mala de pouco mais de 5 quilos numa mão, uma bolsa de uns outros 5 quilos no ombro e um bebê de 10/ 12/ 15 quilos no outro braço? Faço isso todo dia na volta da escola/ mercado...

Bom! A distância da garagem para a casa/apartamento é muito menor do que o deslocamento que você faz dentro do aeroporto. Além do que, a necessidade do seu filho de colo é inversamente proporcional à sua disposição em carregá-lo em um único braço. Fora os eventuais pitis que eles dão quando estão cansados, entediados ou querem atenção! Some-se a isso o seu cansaço que, por menor que seja o trecho da viagem, estará lá após uma sempre desconfortável viagem de avião!

Resolvi esse problema com uma mochila! Quando viajo sozinha com o João, só viajo de mochila agora! Temos que pensar numa bagagem de mão prática, de fácil manuseio, que caiba tudo que precisamos levar e ainda que seja compacta e nos deixe com os braços livres!

Vejam só o que aconteceu nessa última viagem. Partimos de Porto Alegre para Fortaleza com conexão em Brasília. (Parêntesis: João sempre dorme a tarde. Seu soninho é sagrado. E como o vôo era as 15:38, não deixei dormir.) Então, depois de brincar muito, ele dormiu faltando uns 20 minutos para o pouso. E quando ele dorme a tarde, ferra no sono! Deixei todos os passageiros desembarcarem, levantei, coloquei a mochila nas costas, coloquei ele no colo e eis o resultado...

João Guilherme desmaiado no Aeroporto de Brasília.

Agora imaginem eu com bolsa, mala de mão e uma criança de 14 quilos (que dormindo se transformam em 20 quilos - não sei como isso acontece, mas mas acontece) no corredor estreito de um avião e, posteriormente, no imenso aeroporto de Brasília. Teria que acordá-lo e seria um verdadeiro inferno!

Então, recomendo que usem a mochila! Ela deixa os braços livres tanto para carregar o filhote no colo, como para segurar sua mãozinha, se abaixar... Enfim, de tudo que já usei (e já testei várias combinações) esse é o melhor resultado!

Se for comprar, escolha uma mochila leve, espaçosa e de fácil limpeza, afinal, vai sujar! Essa, abaixo, foi a minha escolha! Adoro as bolsas da Kipling exatamente pela praticidade e facilidade de limpeza! Lavou, está nova! Tenho bolsas com mais de 7 anos novinhas!

Mochila modelo Robinson da Kipling.



E eis tudo o que coloquei dentro dela:



Abaixo, uma lista de tudo o que tinha dentro da minha mochila que levei de bagagem de mão no vôo Porto Alegre - Fortaleza, com conexão de 2 horas em Brasília, total de mais de 8 horas de viagem (contados da hora que entramos no avião em Porto Alegre à hora em que descemos do avião em Fortaleza):


  • 1 pacote de bolacha Maria;
  • 1 pacote de bolacha Nesfit;
  • 1 pote com uvas sem caroço;
  • 1 copo de suco de uva integral;
  • 1 mamadeira com água, que também servia para preparar fórmula (não está na foto, acrescentei depois);
  • 1 dispenser de fórmula;
  • 1 chupeta;
  • 1 tablet de 10.1" com capa;
  • Carregador do tablet, carregador de celular, mini caixa de som, carregador portátil;
  • Álcool em gel;
  • 4 fraldas;
  • 1 pomada preventiva de assaduras;
  • 1 sachê de sabonete infantil (amostra grátis);
  • 1 troca de roupa verão (1 bermuda, 1 camisa de malha manga curta, 1 camisa de malha manga longa);
  • 1 caderno de atividades com desenhos e lápis de cor;
  • Brinquedos pequenos (1 trenzinho Thomas, 1 caminhão Hot Wheels com helicóptero, 1 caminhão Mate);
  • 1 saco com 3 quebra-cabeças;
  • 1 presente surpresa: massinhas de modelar (esse presente comprei na viagem pra Petrópolis, no fim de junho e não precisamos dar. Nessa viagem, também não precisei usar. Então continua guardado para uma "emergência", porque só uma mãe sabe o poder de um presente surpresa tem de entreter);
  • Minha mini carteira, protetor labial e bilhetes de check in.
Durante o vôo, ainda coloquei nossos casacos, porque saímos de Porto Alegre com 16°C e aterrissamos em Brasília com 31°C!

Essas são minhas dicas para bagagem de mão! Não podem faltar lanchinhos para o pequeno, troca de fralda/ roupa e itens para distraí-lo durante o vôo. 

Espero que tenham gostado do post!

Xêru grande!

Carol Franco




Um comentário: