quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Cuidando dos produtos em antiaderente

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês?

Tenho observado que muitas pessoas não sabem como cuidar dos produtos em antiaderente, sejam panelas convencionais, panelas elétricas, ou até mesmo a sanduicheira nossa de cada dia!

Resolvi, assim, fazer um passo a passo de como fazer a "queima" do antiaderente antes do primeiro uso, fazendo com que, assim, você possa usufruir da sua melhor característica: poder cozinhar sem gordura ou usando quantidades mínimas de gordura.

Eu, por exemplo, uso minha sanduicheira diariamente sem colocar qualquer tipo de gordura e nada gruda! Após o uso, se ficar algum resíduo de queijo, eu retiro usando um simples papel toalha!

Então vamos lá? O passo a passo foi fotografado em frigideiras antiaderente. Mas o princípio é o mesmo, podendo ser aplicado em todo e qualquer utensílio com essa característica!

1.Retire plásticos, adesivos, etiquetas... Enfim, tudo que não será usado do produto.




2. Lave com esponja macia (de preferência, própria para ser usado em produtos com antiaderente) e sabão neutro. Faça isso mesmo que se trate de uma sanduicheira ou similar. Tenha cuidado com a fiação, nunca coloque embaixo da torneira e espere secar bem. O ideal é passar a esponja com sabão, depois remover o excesso com pano úmido ou esponja limpa úmida até retirar todo o sabão.




3. Após secar bem o produto, unte bem com gordura (margarina, azeite, óleo vegetal... o que você tiver costume de usar). Nessa hora, pode lançar mão de um pincel culinário, mas, se não tiver, passe com papel toalha. Só garanta que toda a superfície que ficará em contato com o alimento esteja coberta de gordura.



4. Leve ao fogo (panelas convencionais e frigideiras), forno (assadeiras) ou ligue na tomada (panelas elétricas, sanduicheira e similares). Deixe aquecendo por 5 minutos. Caso a gordura comece a se acumular em algum ponto, espalhe novamente (cuidado pra não se queimar caso não esteja usando um pincel).



5. Passado o tempo, aguarde esfriar, recolha a gordura que ficou (nada de jogar na pia, hein, gente!). Use um pote de vidro com tampa ou uma garrafa pet e descarte junto com o lixo reciclável. Remova o que ficou de gordura no utensílio com papel toalha.



6. Lave normalmente e seu utensílio em antiaderente está pronto para uso!



Dicas para manutenção do seu antiaderente:

  1. Use esponjas próprias para antiaderente. As esponjas comuns podem ser usadas do lado macio. Nunca use palhas de aço!
  2. Para cozinhar ou retirar os alimentos (no caso da sanduicheira), utilize produtos próprios que não riscam o antiaderente, como silicone, por exemplo! Nunca use utensílios de inox, nem mesmo um inocente garfinho para retirar seu sanduba da sanduicheira. Nessas horas que acidentes acontecem e você risca o antiaderente dando início a sua degradação e posterior necessidade de troca!
  3. Riscou o antiaderente, tem que descartar! Ele passa a liberar substâncias tóxicas, então todo benefício proporcionado pela não utilização de gordura é suprimido por essa contaminação!
  4. Caso você costume usar lava-louças ou deixar panelas de molho em água quente, talvez seja necessário repetir o processo da "queima", uma vez que a água em alta temperatura vai dissolvendo essa camada de gordura que protege o antiaderente. Aqui refaço a "queima" na air fryer e na panela de pressão elétrica em média a cada dois meses, pois costumo deixá-las de molho na água quente com detergente para facilitar a lavagem.


Espero que tenham gostado!

Xêru grande!

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário