segunda-feira, 22 de junho de 2015

Creme de Abóbora com Gorgonzola

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês!

Hoje inicio uma série de posts com 5 receitas de sopas, cremes e caldos para nos ajudar a enfrentar esse inverno que está chegou com tudo!

A primeira receita será do creme de abóbora com gorgonzola que fiz semana passada e foi muito pedida no Instagram!


INGREDIENTES:


* 1 e 1/2 kg de abóbora cortada em cubos;
* 150g de queijo tipo gorgonzola;
* 1 colher de sopa de azeite;
* 1 caldo de legumes;
* 1 caixa de creme de leite;
* 1 cebola picada;
* 1 pitada de noz moscada;
* sal e pimenta do reino a gosto.



PREPARO:

Descasque a abóbora, corte-a em pedaços, cubra com água, adicione o caldo de legumes e cozinhe até amolecer (eu cozinhei na pressão, por 10 minutos).



Em outra panela, refogue a cebola no azeite.



Aqui você pode seguir dois caminhos. Uma opção é bater a abóbora picada e cozida com 1 xícara e meia da água do cozimento no liquidificador e acrescentar à cebola refogada. A outra, é fazer como eu faço: vou retirando a abóbora da panela de pressão com uma escumadeira e adicionando diretamente ao refogado. Refogo levemente e bato diretamente na panela com o mixer, conforme fotos abaixo:



Depois disso, adiciono 1 xícara e meia da água do cozimento da abóbora e mexo até incorporar.



Fazendo no mixer ou no liquidificador, misture bem até ferver. Baixe o fogo e deixe cozinhando por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso esfarele a gorgonzola conforme foto abaixo (eu esfarelo machucando com o garfo no próprio papel que o queijo vem embalado do mercado):




Passados os 5 minutos, adicione o creme de leite, incorpore ao creme e depois adicione o queijo. Mexa bem. Acrescente a pimenta do reino, acerte o sal e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 5 minutos ou até o queijo derreter.



Derretido o queijo, adicione a pitada de noz moscada, mexa bem e desligue o fogo.



O creme está pronto! Pode servir com pão italiano (como eu fiz, veja na foto abaixo), com torradas, com o que quiser! É uma delícia, excelente para entrada de um jantar ou até como aperitivo numa noite de queijos e vinhos. Você pode, também, separar um pouco de queijo para decorar.



Receita fácil, simples e maravilhosa! Nesse friozinho então... Façam e depois me contem!

Xêru grande!

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário