quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Viajando de avião sozinha com filho pequeno

Olá, gente querida! Tudo bem com vocês?

Fonte: Google


Amanhã encaro, mais uma vez, o desafio de viajar sozinha com uma criança pequena! Já viajei diversas vezes, mas é o tipo de coisa que não dá pra acostumar porque é difícil saber o que esperar do comportamento do seu filho, uma vez que a viagem sempre o pega em momentos distintos de amadurecimento e desenvolvimento.

Resolvi, assim, dividir minha experiência com vocês. Sei como é bom saber como os outros lidaram com os desafios, assim tomamos como base o que pode ou não servir pra nós, além de fugir de roubadas já vividas pelos outros... rsrsrs

Como são várias experiências, farei mais de um post sobre esse assunto, cada um abordando um tema diferente. E hoje, pra início de conversa, vou relatar pra vocês minhas experiências gerais voando sozinha com uma criança pequenina!

Espero que gostem!

Bom, viajei a primeira vez sozinha com o João Guilherme quando ele tinha 1 ano e 3 meses. Foi em fevereiro do ano passado, meu marido estava trabalhando em São Paulo, nós ainda morávamos em Fortaleza, então João e eu fomos encontrá-lo na semana do carnaval.

Já havia voado antes com o João. A primeira vez foi quando ele tinha 6 meses e a segunda, com 1 ano. Mas, em ambos os casos, foram viagens curtinhas (Fortaleza - Salvador) e estava acompanhada da minha mãe (marido nos encontrou depois).

Nessas duas experiências anteriores, foi tudo muito tranquilo. Quanto menor a criança, menos trabalho! É uma verdade absoluta! Falo isso para todas as minhas amigas! Quanto menor, mais dorme, não anda então não vai querer passear pelo corredor estreito do avião, não vai ficar irritada tão rápido, não vai dialogar com Deus e todo mundo enquanto querem descansar e por aí vai...

Só que, com 1 ano e 3 meses, João já andava, já ensaiava falar, já não dormia tanto de dia... Então isso foi começando a me apavorar... Levei o tablet cheio dos vídeos que ele mais gostava (Galinha Pintadinha, Patati Patata e companhia), alguns brinquedos pequenos, bolachinhas, frutas picadas etc. 

Mas, o principal, o que mais me ajudou nessa viagem, foi adequar o horário do vôo ao horário do soninho da tarde dele. Assim, logo que o avião decolou, ele brincou um pouco, assistiu um pouco de vídeos e antes de iniciar o serviço de bordo já estava dormindo! Dormiu umas 2 horas seguidas, o que, num vôo de pouco mais de 3 horas, é uma maravilha! Foi um sossego!

O único porém é que ele ainda era uma criança de colo, então dorme no colo e a gente fica imóvel naquele aperto infernal do avião. Não consegui comer, muito menos ir ao banheiro. Mas antes ele dormindo do que aterrorizando tudo e todos!

O vôo de volta foi ainda mais tranquilo, porque foi a noite, então ele dormiu enquanto o avião taxiava e só acordou quando chegamos em Fortaleza! Ow glória!

Baseada nessa experiência, depois que nos mudamos para São Paulo, fiz uma viagem inversa sozinha com ele para visitar minha família em Fortaleza. Foi no final de julho do ano passado, João Guilherme estava com 1 ano e 8 meses, e marquei um vôo noturno, saindo de São Paulo por volta das 22:00.

Gente do céu! Que terror foi esse vôo! O vôo estava L.O.T.A.D.O. (Deus e o mundo indo pra Fortaleza nas férias de julho). Aquele zumzumzum sem fim e parece que o menino ligou no 220v e não sossegou nem 1 minuto!

Passou o vôo inteiro em pé no meu colo, brincando, conversando com as pessoas atrás da nossa poltrona, batendo nas cadeiras a frente. As pessoas, tentando ser gentis, interagiam com ele. Brincavam, faziam graça, mas chegou ao ponto de oferecerem alimentos a ele (bolachas e afins) e João era APLV na época (saiba mais sobre a alergia alimentar do João aqui), não podia nem tocar em alimentos ou qualquer outra coisa com leite, então eu fiquei super tensa. Tive que fazer muita força para contê-lo, não podia me distrair um minuto sequer por medo dele pegar alguma comida que ofereciam deliberadamente a ele sem me consultar (bolachas recheadas, balas, chocolates etc).

Só dormiu quando faltavam uns 15 minutos para pousarmos em Fortaleza e quando o avião tocou as rodas no chão, acordou! Saí do vôo com vontade de chorar, morta de cansada, corri pro desembarque, entreguei ele pro meu pai antes mesmo de pegar as malas e mandei mensagem pro meu marido dizendo que não ia voltar pra São Paulo sozinha com ele nem a pau, juvenal! rsrsrs

Claro que eu tive que voltar e ainda bem que o vôo de volta não estava tão cheio então não foi tão terrível como o de ida. No dia da viagem, dei uma canseira nele, não deixei dormir direito a tarde, então no meio do vôo ele acabou dormindo...

Depois disso, só voei acompanhada do pai ou da minha mãe. Nossa próxima viagem só os dois foi com João com 2 anos e 3 meses, já pagante e consequentemente com uma poltrona só pra ele. Foi um vôo curto (Fortaleza - Salvador) no carnaval desse ano. Ele achou o máximo sentar na poltrona, colocar o cinto, aguardar o avião decolar e ficar olhando a luzinha de afivelar os cintos acesa. Quando a luz apagou ele veio pro meu colo e ficou olhando as nuvens, conversando e eu, mentalmente, agradecendo a Deus por aquele sossego todo... Ledo engano... Com 20 minutos de vôo, ele se virou pra mim e disse: "Quer descer! Quer sair!" Rir pra não chorar! Passei 1 hora e 10 minutos tentando distraí-lo, convencê-lo a ficar ali mais um pouquinho... Nem minhas viagens na infância de carro de Fortaleza para Salvador demoraram tanto a passar como essa 1 hora e 10 minutos! rsrsrs

A volta foi tranquila, porque voltei com minha mãe e duas pessoas pra distrair facilita bastante!

Mas o trauma ficou em mim de uma forma que quando mudamos de Fortaleza para Porto Alegre, viria só João e eu de avião, viagem super longa, com conexão, que resolvemos comprar uma passagem para minha mãe vir junto e me ajudar no percurso. Foi uma santa ajuda!

Gente! É muito cansativo! Viajar só com uma criança pequena é guerra! Nunca sabemos o que esperar...

Ando tão traumatizada que já tem quase 5 meses que cheguei em Porto Alegre e só agora vou visitar minha família. Nunca passei tanto tempo sem vê-los. E estou indo amanhã porque meu irmão, que mora em Brasília, já ia para Fortaleza, então comprei uma passagem Porto Alegre - Fortaleza com conexão em Brasília. Assim, meu irmão me ajuda na segunda parte da viagem!

Preciso salientar que João Guilherme não é uma criança hiperativa ou qualquer outra rotulagem que gostam de colocar nas crianças hoje em dia. Ele é apenas um menino saudável que gosta de brincar, se mexer e interagir! E vamos e convenhamos, voar, hoje em dia, não é prazeroso para ninguém. Os aviões estão cada vez mais apertados e os vôos cada vez mais lotados!

Outra coisa que contribuiu muito para esse meu pavor de voar só com ele era a questão da APLV. Infelizmente, as pessoas ainda não compreendem a dimensão das alergias alimentares, encarando-as, muitas vezes, como "frescuras de mãe". E não é! Já relatei aqui o que é a APLV e o que pode acontecer se o alérgico entrar em contato com a substância. É muito complicado!

Mas agora ele está curado, já tem 2 anos e 9 meses (um rapaz, praticamente) e eu tenho fé que essa viagem será super tranquila! Torçam por nós!

Dicas para viajar com pequenos:


  1. Vá ao banheiro antes de embarcar! Como eu disse, se ele dormir, você ficará sem se mexer, então garanta o xixi enquanto é tempo!
  2. Faça um lanche antes de embarcar pelos mesmos motivos da dica anterior.
  3. Leve lanchinhos para o pequeno caso ele não possa comer a comida oferecida/vendida no avião. Petisquinhos, frutas fáceis de serem consumidas, suco de frutas, fórmula se for o caso.
  4. Na decolagem e no pouso, ofereça o seio, mamadeira ou chupeta (se for o caso). A sucção ajuda a evitar aquelas dores de ouvido tão incômodas.
  5. Quanto mais novinha a criança, menos trabalho dá! Vai por mim! Se soubesse disso, teria viajado antes...
  6. Leve itens que distraiam o pequeno (também farei um post específico com dicas de brinquedos e brincadeiras).
  7. Leve o mínimo possível de bagagem de mão (farei um post específico sobre bagagem de mão mas adianto que é muito bom ter os dois braços livres quando seu filho exigir colo e você tiver desembarcado na última plataforma ou, pior, o embarque/desembarque for remoto).


É isso!

Espero que tenham gostado! Não deixem de cadastrar o e-mail para receber os posts do blog em primeira mão! E não deixem de comentar! Críticas, sugestões e opiniões são sempre muito bem vindas e ajudam no bom desenvolvimento do blog!

Xêru grande!

Carol Franco





3 comentários: